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MÉTODO 16/8

Ou Protocolo Leangains

Normalmente é o método mais usadopelas pessoas.

Consiste em manter o jejum durante 16 horas e se alimentar durante 8 horas.
Para as mulheres, é mais recomendável fazer um período de 14 horas de jejum, com 10 horas de alimentação.
Dentro do período em que você pode se alimentar o ideal é fazer de 2 a 3 refeições, pelo menos.
Você deve adaptar suas janelas de jejum e alimentação de acordo com a sua rotina.


Normalmente as pessoas dividem assim:

Do meio-dia às 8 da noite eu posso comer. E das 8 horas da noite até o meio-dia do dia seguinte eu fico em jejum.
O que acontece aí é que você jantará até às 20 horas e depois só comerá novamente no almoço do outro dia.
As pessoas que acordam com fome, tem um pouco de dificuldade no começo, mas depois de uns 3 dias se acostumam.
Esse também é um bom método para quem gosta de malhar, pois mantem o corpo com energia para os treinos. Principalmente para quem treina a tarde ou a noite.

Você deve tomar bastante liquido durante o período de jejum; claro que líquidos não calóricos e sem açúcar.
Pode-se tomar chás, café, água. Suco não deve ser tomado porque normalmente contém frutose, que é um tipo de açúcar.

A alimentação fora do período de jejum deve ser preferencialmente saudável. Pois, se estiver fazendo do JI intermitente para emagrecer, comer grande quantidade de carboidratos não lhe dará o resultado esperado.

Em relação às pessoas que praticam esportes, é recomendado o uso de BCAA para ajudar no desenvolvimento do treino e na manutenção da musculatura, principalmente para aquelas que treinam no período de jejum.
Já o uso de Whey, albumina e outro suplementos proteicos na janela de jejum devem ser evitados.


Para se adaptar a esse protocolo, você pode até começar com períodos de jejum menores, como 12/12 ou 14/10. Faça conforme você achar que consegue. Preste atenção nos sinais de seu organismo, e aumente o tempo de jejum conforme conseguir, até chegar ao método 16/8.

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